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MORTE EMPRESARIAL: A PRÓXIMA NÃO PODE SER A SUA

morte empresarial

A Morte Empresarial

A morte empresarial e o sucesso das empresas são temas diretamente ligados entre si. Ou se está vencendo ou se está perdendo. O próprio empate é um derrota. Ou a empresa está tendo lucro baixo e está sobrevivendo, ou está tendo lucros consideráveis e está tendo sucesso. De outra banda, contas que empatam sem lucros, ou com déficit resultam em morte empresarial.

O sucesso de uma empresa, para que não haja sua morte empresarial, depende diretamente de um planejamento estratégico bem elaborado e implementado. É por meio dessa ferramenta que as organizações direcionam suas ações, tomam decisões assertivas e alcançam seus objetivos curto, médio e longo prazo.

No entanto, muitas empresas negligenciaram a importância do planejamento estratégico, o que pode levar à sua queda e, consequentemente, à morte do seu negócio.

Realidade atual

O ano de 2023 tem se mostrado um período de desafios e oportunidades para o cenário empresarial brasileiro. De acordo com dados recentes divulgados pelo Governo Federal, o primeiro quadrimestre do ano testemunhou o fechamento de 736.977 empresas no Brasil, um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A pergunta que fazemos é: o que está acontecendo para esse número tão elevado de fechamentos de operações estar ocorrendo? Até porque os números não mentem (conheça mais destes números em nosso artigo publicado no Linkedin).

Como dito foram fechadas centenas de milhares de empresas, representando um aumento de 34,3% em relação ao terceiro quadrimestre de 2022, além de aumento de 34,7% em relação ao primeiro quadrimestre de 2022.

MORTE EMPRESARIAL

Esses números assustam, e muito! Assustam porque não queremos eles ocorrendo conosco, e nem com você!

Muitos analistas dizem que ao se olhar o número de empresas que são criadas, diminuindo o número final entre mortes e nascimento, o resultado é positivo. Mas isso é uma falsa percepção e não permite para todos nós fechar os olhos para este número alarmante de morte empresarial.

Sim, realmente ainda continua a haver um número bem elevado de empresas ativas no Brasil (saldo entre nascimento e morte empresarial), até mesmo pela características empreendedora do brasileiro.

MORTE EMPRESARIAL

Mas a grande preocupação está mesmo no número de mortes empresariais, que não chegam a passar da sua fase de nascimento ou até da sua fase de infância, gerando o seu fechamento e consequentemente o desemprego, a inadimplência no mercado em relação aos demais stakeholders e, o pior de tudo, não raro a ruína de muitas famílias, dentre elas da família do empresário.

E porque está havendo esta morte empresarial?

Um dos grandes problemas que levam a mortalidade das empresas é a ausência ou a má realização do planejamento estratégico.

O planejamento estratégico pode ser definido como um processo que envolve a definição dos objetivos da empresa, a análise do ambiente de negócios, a identificação de oportunidades e ameaças, a formulação de estratégias e a implementação de ações para alcançar esses objetivos. Ele desempenha um papel crucial na orientação das decisões, pois permite aos gestores terem uma visão clara do caminho a ser seguido.

Além disso, o planejamento estratégico traz benefícios para as empresas. Ele auxilia na identificação de oportunidades de mercado, na alocação eficiente de recursos, no aumento da produtividade, na redução de riscos, na melhoria da competitividade e no fortalecimento da imagem da empresa perante seus stakeholders. O planejamento estratégico é um elemento-chave para o sucesso das organizações.

Empresas sem Planejamento Estratégico: morte empresarial a vista

Infelizmente, muitas empresas enfrentam problemas graves em suas operações por não adotarem um planejamento estratégico adequado. A falta de direcionamento estratégico pode resultar em diversos dilemas. A perda de oportunidades de crescimento, a falta de identificação e acompanhamento de tendências de mercado, a alocação ineficiente de recursos, a ausência de definição de prioridades e a falta de coordenação entre as áreas da empresa.

Essa ausência de planejamento estratégico pode levar, em última instância, à paralisação das atividades da empresa. A falta de diretrizes claras e de capacidade de antecipar e ajustar-se às mudanças no ambiente de negócios pode tornar o negócio inviável e desmotivar os colaboradores, levando a empresa à falência.

Empresas que começam suas atividades sem um plano robusto, uma compreensão clara de seu mercado e objetivos estabelecidos tendem a estagnar ou perder a direção. É como construir uma casa sem um projeto bem definido, resultando em fundações instáveis e abrindo espaço para um desfecho desastroso, frustrante e oneroso.

Fatores específicos da morte empresarial

A falta de planejamento estratégico resulta em efeitos específicos, que são os sintomas que desencadeiam a morte empresarial. Vejamos:

Má gestão financeira

A gestão financeira inadequada é falta de em um bom planejamento estratégico, sendo um fator significativo sobre a longevidade do ciclo de vida das empresas: uma empresa que não mantém um monitoramento planejado, organizado, de suas finanças, não projeta futuros cenários e nem administra corretamente o fluxo de caixa, acaba terminando em acumular dívidas exorbitantes as quais levam a morte empresarial.

Má gestão de pessoas

Outro aspecto crucial que se pode trazer como exemplo da negligência das empresas quanto ao planejamento estratégico é na gestão de pessoas. Um dos pilares que pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio está nas pessoas que compõem o time. Dentre as consequências de desconsiderar este segmento estão processos de recrutamento e contratação ineficazes, comunicação deficiente, disputas internas e falta de treinamentos apropriados. Torna-se imperativo investir na cultura organizacional, oferecendo chances de crescimento e evolução para os funcionários.

Má gestão de marketing e comercial

Ainda temos que observar como fator da morte empresarial é a ineficiência de planejamento comercial e de marketing. Numerosas empresas falham em estabelecer e manter uma clientela sólida no pós venda, e ainda, em captar de maneira correta no pré-venda. Há também enormes dificuldade no processo de venda, onde se quer entregar o que se deseja, e não o que o cliente precisa.

A inexperiência comercial nas empresas brasileiras é evidente na ausência de processos bem planejados e definidos, atribuições claras e gestão baseada em dados e indicadores previamente estabelecidos. A isso se acrescenta a incompreensão do público-alvo, uma estratégia de marketing desprovida de análises de mercado, e propostas de produtos e serviços inapropriados, impedindo assim a distinção frente aos concorrentes.

Um fator coringa

Além destes fatores acima, todos ligados ao planejamento estratégico, e elementos cruciais para se evitar a morte empresarial, há um fator extra, coringa, dos tempos atuais: inovação tecnológica, em especial, digitalização e inteligência artificial. É essencial que as empresas se ajustem às demandas contemporâneas, especialmente em um mundo que está em constante mudança, requerendo uma adaptação contínua.

Ignorar as tendências de mercado, a revolução digital e tecnológica e a resistência a se renovar, quando necessário, pode tornar a empresa obsoleta, conduzindo-a à sua morte.

Conclusão

Diante do exposto, para que não haja a morte empresarial, fica evidente a importância do planejamento estratégico para o sucesso das nossas, minha e sua, empresas. É essencial que as organizações compreendam que o planejamento estratégico não é um mero exercício teórico, mas uma ferramenta essencial para a sobrevivência no mercado atual, a ser planejada, desenvolvida e medida.

É fundamental que as empresas entendam as consequências de não ter um planejamento estratégico adequado. A falta de direcionamento, a paralisação das atividades e, por fim, a morte da empresa são resultados que podem ser evitados com a adoção de um planejamento estratégico eficiente.

Portanto, é necessário um apelo à ação para que as empresas incorporem o planejamento estratégico em suas operações. Os gestores e donos de negócio, como eu e você, devem entender que o investimento de tempo, recursos e esforços na elaboração e implementação de um planejamento estratégico sólido é um dos pilares do sucesso empresarial, ou, se preferem, uma forma de evitar a morte empresarial.

Não deixe sua empresa morrer por falta de planejamento estratégico; planeje, aja e colha os frutos do sucesso e para isso, é necessário procurar consultorias especializadas, confiar em profissionais competentes e continuar aprimorando suas competências como empresário(a) e gestor(a), aumentando assim as probabilidades de alcançar uma gestão equilibrada e sustentável.

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