SER Inteligência em Franchising

Um jeito diferente de fazermos a diferença!

crédito inteligente

INTRODUÇÃO

No coração de um mercado saturado de ofertas indiferenciadas e permeado por uma perene desconfiança, a SER Oportunidades & Negócios emerge como um farol de inovação e qualidade no universo do crédito e consórcio.

Enfrentando um cenário onde a uniformidade e o desencanto dominam, a SER se propõe a redefinir o conceito de crédito, promovendo soluções que transcendem a mera transação financeira para se tornarem verdadeiras alavancas de crescimento e desenvolvimento.

Com um olhar crítico sobre as práticas estagnadas que poluem o mercado, a SER avança com a missão de cultivar um “Oceano Azul” — um espaço de atuação limpo de concorrência predatória, onde a qualidade do crédito, personalizado e estratégico, prevalece.

Este manifesto não apenas delineia a jornada da SER em direção à diferenciação, mas também convida empreendedores, consumidores e stakeholders a juntarem-se nessa missão de revitalizar o mercado de crédito, oferecendo não apenas crédito, mas soluções de alto valor agregado que beneficiam todos os envolvidos.

PROPÓSITO – O “PORQUÊ”

O mercado de crédito é um setor de décadas de existência, que se mantém de certa forma igual desde sua criação. Com certeza passaram por inúmeras mudanças regulatórias, mas na essência permanece o mesmo.

Isso é bom pelo lado da segurança jurídica, mas muito ruim sob a ótica da inovação, modernidade e, até mesmo qualidade e diferenciação.

Temos a certeza de afirmar que é um mercado poluído, no sentido de que todos acabam fazendo mais do mesmo. O crédito é comodity e os operadores de crédito acabam tão somente se preocupando em vender crédito, seja a que custo for, da forma que for.

Qual a consequência disso? Descrédito!

Isso mesmo, as pessoas (físicas ou jurídicas, na qualidade de clientes) deixam de acreditar no produto, nos Operadores, nos Agentes, no setor, no mercado, gerando um looping infinito invertido de descrença e desconfiança, sempre ficando com a sensação de que “ao precisar de crédito, serei enganado, lesado” ou, “somente quem concede e quem vende crédito é quem tem vantagem, o consumidor sempre se ferra”.

Atenta a essa triste realidade, a SER com longos anos de atuação no mercado de crédito, com foco especial no mercado de consórcio, resolveu fazer diferente, ou melhor, vem fazendo diferente.

E faz isso “PORQUÊ” acredita na construção de um Oceano Azul dentro de “águas oceânicas” já tão poluídas.

A SER Oportunidades & Negócios defende a bandeira de um “Crédito de Qualidade”, ou seja, um crédito de alto valor agregado que venha a ser concedido ao mercado de maneira organizada, equilibrada e que proporcione realmente a evolução dos stakeholders da cadeia do crédito. Isso mesmo, que prestigie desde o tomador do crédito, gerando vantagens e ganhos para ele, conscientizando-o do uso sadio e adequado do crédito (evitando assim, que o crédito ao invés de ser elemento de crescimento, seja elemento de morte) até mesmo a todos os demais envolvidos, fazendo com que todo o ecossistema viva um processo de “ganha x ganha”, cujo crescimento e as vantagens são comuns a todos.

A SER não apenas observa o mercado de crédito, ela realmente se envolve nele para fazer a diferença, buscando ativamente qualificá-lo, reinventá-lo. O CEO afirma que:

“Acreditamos realmente na criação de um “Oceano Azul”, uma metáfora para um mercado inexplorado, livre de desgastes, mentiras, vantagens injustas e desequilibradas. Nosso diferencial está em desafiar o status quo, oferecendo um crédito não apenas como um produto, mas como uma experiência valiosa e transformadora”.

Nossa abordagem se destaca por priorizar a “Qualidade do Crédito”, com foco no crédito de Alto Valor Agregado. Não se trata apenas de conceder crédito, mas de fazê-lo de uma maneira que realmente beneficie a todas as partes envolvidas.

Não vendemos crédito!

O grande diferencial da SER Oportunidades & Negócios não está em vender crédito, e sim em construir soluções personalizadas e customizadas ao seu cliente, por isso, inteligentes e estratégicas.

Inteligentes porque são construídas especificamente para cada cliente, para cada realidade. Estratégicas porque são customizadas para a necessidade específica do cliente.

Na SER não trabalhamos com “produtos e serviços de prateleira”, ou seja, os créditos tradicionalmente oferecidos no mercado, como consórcio, financiamento, CGI, dentre outros. Para o mercado em geral, eles são produtos de prateleira, que vem prontos, embalados, e o cliente que deve se adequar a eles, tudo sem observar a realidade do cliente e a sua necessidade específica. Eles são produtos finais, que se esgotam em si e, quem os vende tem a missão de vende-los e ali acaba sua jornada com o cliente.

Já na SER, esses mesmos produtos são usados, mas não como produtos e serviços finais, e sim, como ferramentas para se construir uma solução específica, personalizada, que atenda a real necessidade do cliente, customizada para ele, de alto valor agregado. Ao tempo que o mercado se foca em vender crédito, nós nos ocupamos de entregar soluções inteligentes e estratégicas, desenhadas para cada realidade e para cada cliente.

Nosso foco não está em vender crédito, e sim em criar soluções de crédito de alto valor agregado. Nossa atuação vai muito além da contração do crédito, sendo essa, apenas uma etapa do nosso serviço. Nós acompanhamos o cliente até seu objetivo final ser realmente realizado, atingido.

E como fazemos isso: através da metodologia própria do “Crédito de Qualidade” (propósito – o PORQUÊ), que é composto pelos métodos exclusivos do “Triângulo da Estruturação” (produto – o QUE) e da “Entrega perfeita”, (processos – o COMO).

FAZEMOS DE UM JEITO DIFERENTE PARA FAZERMOS A DIFERENÇA

O “Crédito de Qualidade”, resultante de Soluções Inteligentes e Estratégicas de concessão de crédito de alto valor agregado é aquele crédito que atende as necessidades perfeitas do cliente, seja de:

– Baixo custo efetivo (por exemplo: a partir de 0,30% linear – não capitalizado – ao mês)

– Longo prazo (por exemplo: para mais de 150 meses, podendo chegar a 360 meses)

– Rápida obtenção (por exemplo: em até 05 dias em caso de móveis e em até 40 dias em caso de imóveis)

– Giro rápido (por exemplo: com amortização total do custo em casto em antecipação).

Necessário destacar que o “Crédito de Qualidade” nem sempre é o mais barato e o mais longo, ao tempo que ele é sempre o mais Inteligente e o mais Estratégico, àquele que tem maior valor agregado. Tudo muda e depende de cliente para cliente. “Crédito de Qualidade” é aquele que atinge os objetivos do cliente, frente as suas necessidades x possibilidades x objetivos.

Mas, como dito, o “Crédito de Qualidade” não se limita apenas em cuidar do cliente com a entrega de produtos. Ele vai muito além. Ele, de verdade, reconceitua os produtos, serviços e soluções e ressignifica os processos da qualificação, tomada e uso do crédito.

O TRIÂNGULO DA ESTRUTURAÇÃO – (O QUÊ)

Para uma perfeita compreensão do “Crédito de Qualidade” como resultante de Soluções Inteligentes e Estratégicas de captação e concessão de crédito de alto valor agregado, além do olhar sobre o cliente, há que se atentar também, com a mesma importância, para os produtos. Foi assim que a SER Oportunidades & Negócios criou o “Triângulo da Estruturação”, definindo sua atuação (O que) a partir do seu propósito (Porque).

Por ele temos os 03 (três) pontos que devem ser observados na entrega das Soluções Estratégicas e Inteligentes de Crédito de Alto Valor Agregado, capazes de atingir o conceito do “Crédito de Qualidade”.

Capacidade de Garantia

Um dos pontos a se observar (não necessariamente o primeiro, pois, todos tem a mesma importância no Triângulo da estruturação) é se o cliente tem capacidade garantidora (bem móvel ou imóvel; recebíveis; dentre outros) própria ou em vista (desejada) para poder viabilizar a solução de crédito.

Créditos de Qualidade pedem garantias a quem os concede, para que os custos efetivos finais sejam estratégicos, e eles sejam viabilizados de forma segura a todos os envolvidos no processo (desde o cliente, o parceiro, o Franqueado, a SER até o Agente de Crédito, tudo com foco em manter o ecossistema equilibrado).

Essas garantias podem ser bens móveis ou imóveis, tais como:

– Imóveis do tipo urbano ou rural;

– Veículos leves ou pesados;

– Motocicletas;

– Placas de Energia solar;

– Maquinários móveis, leves ou pesados, de variadas linhas;

– Bens agrícolas em geral; – Bens industriais em geral.

As garantias ainda podem ser relacionadas a recebíveis, tais como:

– Contas a Receber;

– Títulos de crédito;

– Direitos outros que representem recebíveis.

Capacidade de Aporte Imediato

O segundo elemento, com o mesmo grau de importância dos demais, é se o cliente tem capacidade de aporte imediato (dinheiro líquido em caixa para viabilizar a multiplicação que deseja fazer).

Créditos de Qualidade pedem contrapartida. O foco maior da SER está em multiplicar a capacidade de crédito, a capacidade de ação, o poder de gerar e aproveitar oportunidades de investimentos, crescimento e aquisição. Por isso, nas melhores modalidades de crédito, o cliente vai precisar dispor de uma parte do capital desejado, a fim de ser multiplicado.

Capacidade de Pagamento

O último elemento, mas não com menos importância que os demais, é se o cliente tem capacidade de pagamento (disponibilidade de renda recorrente pessoal ou fluxo de caixa empresarial para honrar com o compromisso de pagar pelo crédito tomado).

Como a SER não vende crédito, mas sim atua com o sistema da “Entrega Perfeita” uma das suas ocupações principais e de destaque é de manter o ecossistema equilibrado. Isso vai desde o conhecimento e entendimento de quem é o cliente e o que ele necessita, até mesmo em acompanhar o cumprimento das suas obrigações, prestigiando e preservando todos os envolvidos na cadeia de produção, de ponta a ponta.

IMPORTANTE

Tendo estes 03 (três) pilares que podem se perfazer de diferentes formas, a SER Oportunidades & Negócios irá levar para o cliente as melhores, mais seguras e mais qualificadas soluções de crédito do mercado, de acordo com a realidade e a necessidade específica do cliente (cada cliente um possibilidade, uma realidade uma necessidade), proporcionando a ele uma experiência única em tomada e utilização de crédito para maximização do seu poder de ação, aproveitamento de oportunidades e de concretização de seus objetivos.

E QUANDO O CLIENTE NÃO POSSUI ALGUM DESTES REQUISITOS?

Aqui então entram as Soluções Estruturadas, também Inteligentes e Estratégicas que criam o “Crédito de Qualidade”, atingindo o elemento do Alto Valor Agregado.

Tendo pelo menos 02 (dois) dos elementos do “Triângulo da Estruturação”, ou seja, “Capacidade de Aporte Imediato e Capacidade de Pagamento”, ou, “Capacidade de Aporte Imediato e Patrimônio (próprio ou desejado)”, ou “Capacidade de Pagamento e Patrimônio (próprio ou desejado)” a SER constrói a estruturação com seus parceiros Agentes de Crédito o terceiro elemento faltante para que o cliente possa obter o “Crédito de Qualidade”.

O CLIENTE PERFEITO

A partir desta metodologia, podemos mostrar que o “cliente perfeito” para obter “Crédito de Qualidade”, sendo aqueles que:

a) Desejam adquirir patrimônio (bens móveis ou imóveis), pessoais ou para seus negócios, e tem capacidade de pagamento e capacidade de aporte imediato;

b) Têm bens disponíveis (sem ônus nas matrículas ou nos registros), tem capacidade de pagamento e capacidade de aporte imediato e desejam obter crédito de qualidade, com alto valor agregado, a fim de usar nas mais variadas situações, como por exemplo: Para capital de giro, para investimentos (pessoais ou na empresa), para novas aquisições (pessoais ou empresariais), para expansão de negócio, seja para aproveitamento de oportunidades, para multiplicação patrimonial (pessoa ou empresarial), para substituição de outra dívidas por compromissos mais longos e de menor custo, e/ou para maximização do poder de ação e tomada de decisão, etc.

c) Têm outras garantias (créditos, títulos, direitos), tem capacidade de pagamento e capacidade de aporte imediato e desejam obter crédito de qualidade, com alto valor agregado, a fim de usar nas mais variadas situações, como por exemplo: Para capital de giro, para investimentos (pessoais ou na empresa), para novas aquisições (pessoais ou empresariais), para expansão de negócio, seja para aproveitamento de oportunidades, para multiplicação patrimonial (pessoa ou empresarial), para substituição de outra dívidas por compromissos mais longos e de menor custo, e/ou para maximização do poder de ação e tomada de decisão, etc.

TUDO TEM SOLUÇÃO: O CLIENTE A SER ESTRUTURADO

Ao lado do cliente perfeito, há o cliente ideal. Isso porque nem todo cliente possui os 03 (três) elementos do “Triângulo da Estruturação”, mas podem sim obter crédito de qualidade, e a SER tem as soluções perfeitas para esses, desde que:

a) Tenham patrimônio e/ou outras garantias, e capacidade de aporte imediato e precisem melhorar sua capacidade de pagamento (obter crédito para capital de giro, por exemplo);

b) Tenham capacidade de pagamento e garantias (próprias ou que desejam adquirir), mas não tenham capacidade de aporte imediato (como quem deseja adquirir um bem e não tem o valor para dar entrada ou de lance; ou tem um bem, deseja adquirir outro, mas não tem valor para dar de entrada ou e lance, porém, em ambas as hipóteses possui capacidade de pagar os compromissos mensais da tomada de crédito).

c) Tenham capacidade de aporte imediato e capacidade de pagamento, mas não possuem garantias reais ou de outras modalidades.

É inevitável negar que nem todos conseguem obter créditos de Alto Valor Agregado por meio de Crédito de Qualidade, pois, não possuem nem ao menos dois dos elementos do triângulo da estruturação.

Mas ainda assim, para a estes, a SER tem a solução perfeita conseguindo ajudá-los em:

– obter garantias

A capacidade de garantia é um dos pilares do “Triângulo da Estruturação” da SER para viabilizar soluções de crédito seguras e com custos efetivos estratégicos. Para clientes que não possuem garantias adequadas, a SER trabalha ativamente na identificação e na estruturação de alternativas viáveis, seja através da “locação” de bens que possam servir de garantia ou pela exploração de outras formas de garantias que o cliente possa oferecer. Este esforço visa não apenas habilitar o acesso ao crédito, mas também assegurar condições favoráveis de financiamento.

– organizar sua estrutura financeira para ter capacidade de pagamento

Reconhecendo a capacidade de pagamento como um elemento crucial, a SER se dedica a auxiliar clientes na organização de sua estrutura financeira. Isso envolve a realização de uma análise detalhada da saúde financeira e fiscal do cliente, identificando oportunidades de otimização de receitas e redução de despesas e impostos, melhorando assim o fluxo de caixa e a declaração das informações ao mercado (Bancos, Administradoras, dentre outros). Este processo não só prepara o cliente para cumprir com as obrigações de pagamento do crédito, mas também contribui para a sua adequada demonstração financeira aumentando a sua credibilidade na tomada do crédio.

– obter recursos para contrapartida da tomada do crédito (lance, entrada, etc).

Para clientes que precisam de recursos para a contrapartida inicial na tomada de crédito, como um lance ou entrada, a SER desenvolve estratégias para facilitar / obter esse aporte. Isso pode incluir a busca por linhas de crédito adicionais, a negociação de condições mais favoráveis com parceiros financeiros, ou até mesmo o auxílio na venda de ativos que o cliente possa dispor para levantar os fundos necessários. O objetivo é garantir que o cliente não apenas consiga acessar o crédito desejado, mas também participe ativamente do processo, otimizando suas condições financeiras para fazer frente às exigências iniciais do crédito.

Através dessas ações, a SER Oportunidades & Negócios não somente oferece soluções de crédito, mas também entrega resultados personalizados e estratégicos, ressaltando seu compromisso de atuar como um agente de mudança no mercado de crédito. A empresa se posiciona como uma parceira dos clientes na busca por soluções de crédito de alto valor agregado que atendam de maneira efetiva às suas necessidades e contribuam para o seu desenvolvimento econômico sustentável.

A “ENTREGA PERFEITA” (COMO)

A SER em sua atuação diferenciada adotada ainda a metodologia da “Entrega Perfeita”, que também é composta por 03 (três) elementos, a saber:

O acompanhamento completo do cliente, que consiste em:

– Conhecer o cliente, sua realidade, suas necessidades, seus objetivos, suas possibilidades, seus histórico e com ele projetar o caminho, passo a passo, da concretização do seu futuro através do crédito a ser conquistado;

– Acompanhar o cliente desde a entrevista inicial de apresentação, passando pelo desenho da solução, a entrega do crédito, o uso consciente e direcionado do crédito e o atingimento do planejamento traçado;

A satisfação do cliente, que consiste em proporcionar ao cliente por meio de tecnologia avançada, equipe qualificada e processos bem claros e definidos, com eficácia e eficiência, uma experiência única e disruptiva, merecedora do que chamamos internamente “selo UAU”.

O equilíbrio do ecossistema, que é o foco que a SER tem em prestigiar não apenas o cliente (relação B2C) na entrega das soluções de crédito, mas sim, em cuidar, preservar e prestigiar todos os stakeholders envolvidos no processo, em constante e ativa observação para que todos tenham plena satisfação na sua participação na cadeia de construção da solução, entrega do crédito e uso consciente do crédito, a saber:

– B2B, relação da SER com seus Franqueados;

– B2B2C relação da SER com o cliente do seu Franqueado;

– D2B relação dos Agentes de Crédito com a própria SER;

– D2B2C relação dos Agentes de Crédito, com a SER e com o cliente final;

– D2C relação do Agente de Crédito com o consumidor final;

– D2E relação do Agente de Crédito com seus colaboradores;

– B2E relação dos Franqueados com seus colaboradores;

– C2S relação do consumidor com a sociedade, quanto ao uso do crédito.

– C2G relação do consumidor com os agentes públicos envolvidos no processo de liberação e uso do crédito.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Atenta a todos estes pontos, a SER Oportunidades & Negócios confirma sua proposta de valor, composta pela missão de “Criar no mercado o conceito de “crédito de qualidade”, auxiliando as pessoas e as empresas a concretizarem seus diversos objetivos pessoais, profissionais e empresariais, por meio de crédito qualificado, seguro e personalizado, de alto valor agregado”. E ainda, de “oferecer soluções inteligentes e estratégicas, diretas e estruturadas, através de consórcio (estruturando, quando necessário, a outros produtos e serviços), direcionando o cliente não apenas ao acesso a esse crédito de baixo custo, mas também fornecendo a ele a melhor solução (customização) para atender às necessidades específicas da sua pessoa, da sua realidade e dos seus objetivos (personalização), sempre atenta a manter a saúde financeira do sistema de crédito nacional, dos parceiros e das administradoras”.

E faz isso pautada em seus valores de:

  • Colaboração: Gerar resultados excepcionais através do trabalho conjunto.
  • Inovação: Enfrentar e solucionar desafios com soluções criativas.
  • Ética e Transparência: Agir com integridade em todas as nossas ações.
  • Excelência: Buscar a superioridade em cada iniciativa.
  • Inteligência Estratégica: Desenvolver soluções inteligentes e bem planejadas.
  • Sustentabilidade: Promover práticas econômicas sustentáveis.
  • Empreendedorismo: Incentivar e apoiar a inovação empresarial.

E faz isso objetivando se posicionar cada vez mais como referência no mercado de crédito nacional (no posicionamento do consórcio), buscando ser reconhecida por proporcionar oportunidades únicas para a realização dos objetivos de toda a cadeia de stakeholders envolvidos, gerando um crescimento sustentável de todo ecossistema.

Leia mais:

Este artigo explora o conceito revolucionário de crédito inteligente, uma abordagem inovadora que combina tecnologia de ponta e análise detalhada de dados para fornecer soluções de crédito personalizadas. Destacamos como o crédito inteligente e o crédito estruturado podem potencializar o crescimento empresarial, oferecendo decisões financeiras mais informadas, experiências customizadas, eficiência aprimorada e acesso a financiamentos complexos. Ideal para empresários que buscam alavancar seus negócios de forma inteligente e segura.

Descubra como a SER Oportunidades & Negócios redefine o mercado de crédito e consórcio, oferecendo soluções personalizadas de alto valor agregado para superar desconfianças e uniformidade. Através de uma estratégia que prioriza a qualidade e a inovação, a SER se destaca ao construir um "Oceano Azul" de oportunidades, promovendo um ambiente de crescimento mutuamente benéfico para todos os envolvidos. Explore como a SER transforma o crédito em uma experiência valiosa, enfatizando soluções inteligentes e estratégicas que atendem às necessidades específicas de cada cliente.

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